O que você precisa saber sobre o autismo.

Oi! Você deve estar aí se perguntando o que precisa saber sore o autismo se não conhece nenhum autista ou não é um e ainda porque eu estou falando sobre isso, te explico.

Hoje, 2 de abril é o dia da conscientização sobre o autismo e estima-se que existem 2 milhões de autistas no Brasil, o meu filho é um deles. Conhecer um pouco mais sobre o transtorno ajuda você e principalmente aqueles que precisam de inclusão. Talvez um dia o seu filho tenha um colega de classe autista, um colega de trabalho ou quem sabe um relacionamento, sim autistas também tem vida amorosa.

Então hoje eu quero listar 10 coisas que você precisa saber sobre o Transtorno do Espectro Autista:

  1. O autismo é considerado um transtorno, até o momento não existe cura para a condição.
  2. Não se adquire autismo, se nasce autista, logo é uma condição genética e acho justo dizer que os pais e/ou o meio em que a pessoa vive não determina se ela será ou não autista.
  3. Uma das características é a dificuldade de interação social, mas isso não significa que a pessoa vive no mundo dela, vivemos todos no mesmo.
  4. Nem todos são “Rain Man” ou gênios, como o nome diz é um espectro, e isso quer dizer que cada autista tem suas características e são únicos, assim como você.
  5. Não existe exame para diagnosticar o autismo, por isso é tão importante estar atento aos sinais e não só levar em conta aquela frase de que “cada criança tem o seu tempo.”
  6. Eles são muito carinhosos, cada um a sua maneira.
  7. Por lei nenhuma escola pode recusar matricular um aluno porque ele é autista.
  8. É muito difícil encontrar profissionais especializados, em várias áreas.
  9. Autistas podem ter sensibilidade sensorial em 1 ou nos 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) seja mais intenso ou menos.
  10. Os autistas se sentem mais confortáveis com rotina

O objetivo do dia de hoje é levar conhecimento para que todos possamos ter uma convivência melhor e mais tolerante.

Ainda há muito que se descobrir, debater sobre o assunto e esclarecer sobre o TEA! Se um dia escutar algo que você sabe que não é verdade esclareça, assim vamos espalhando conhecimento e plantando boas sementes.

Outros posts sobre autismo você encontra aqui:

Beijos e até a próxima.

CompartilheShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

2 Comentários

  1. Lara

    É muito importante que as pessoas ouçam, nesse caso – leiam – sobre o tema, pq como disse, a gente escuta muita inverdade por aí.
    E pra quem se relacionam com um autista, é preciso saber o que esperar, o que oferecer e até mesmo como conduzir essa relação. Uma grande descoberta pra mim, foi perceber como meu barulho afetava meu afilhado, em muitos momentos, afastando ele de mim: eu, na minha ignorância, era eu tentado me aproximar e ele na sua inocência: tentando me entender. Hoje quando ele sorri pra mim ou me chama pra brincar, meu coração se alegra, pq toda manifestação dele é sincera.

    Responder
    1. Amanda Souza (Publicações do Autor)

      Gratidão sem tamanho pelo seu comentário, ele diz tudo. Que você contagie mais pessoas para que possamos cada vez mais conversar sobre o tema. Beijoss

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *